Criação de Galinha Caipira: Conheça os Segredos para ter Sucesso!

A criação de galinha caipira costuma ser relativamente mais simples do que as de galinhas de granja. Isso se deve por elas serem mais resistentes a doenças e menos sensíveis a mudanças diversas, como clima e alimentação. Ela também costuma ser mais custosa, principalmente porque às galinhas levam mais tempo para ficarem prontas para o abate e botam menos ovos. Esse gasto adicional, principalmente com ração e tempo, normalmente é compensado.

Criação de Galinha Caipira

Galinha Caipira é a favorita dos Brasileiros

A galinha caipira é mais apreciada quando está no prato dos Brasileiros. Sua carne é mais firme e de sabor mais acentuado, sendo também considerada mais saudável. Normalmente não se usa hormônios do crescimento e outros elementos químicos que podem ser encontrados nas chamadas galinhas industrializadas. Por consequência, sua carne e seus ovos podem ser comercializados por um valor mais alto do que os de galinhas de granja.

A busca de boas matrizes de galinha caipira é um fator essencial para o sucesso da produção das aves. Por isso o criador deve informar-se sobre a procedência dos animais. Busque comprar animais jovens, de preferência que sejam frangas. Desta forma você garante que terá aves novas em seu quintal. Caso tenha acesso a um sitio ou fazenda, essa tarefa fica mais fácil, pois praticamente todos os moradores da zona rural tem uma pequena criação de galinha caipira em seu quintal.

Local ideal para uma criação de Galinha Caipira

Toda a estrutura necessária para a criação de galinha caipira é bastante semelhante ao de criação de qualquer outra galinha. Claro que existem algumas particularidades que potencializam a produção. Para ser verdadeiramente considerada como caipira a galinha deve ter um espaço para ciscar e caminhar livremente. Lembre-se que isso é uma atividade bastante importante para elas. Essa atividade ajudará a garantir a saúde do animal, além de fazer com que as aves possam comer pequenos animais, folhas e outras coisas. A quantidade adequada para que elas fiquem a vontade é de, no máximo, quatro aves por metro quadrado.

As galinhas podem ficar soltas no quintal durante o dia, desde que não haja cachorros ou outros animais domésticos que as persigam. Já a noite elas devem ter um galinheiro fechado aonde possa se recolher para dormir, sendo liberadas na manhã seguinte. Essa área também deve proteger as galinhas, tanto de predadores quanto das intempéries climáticas, como chuva ou sol em excesso. Ele deverá ter uma tela de proteção e ser coberto. A galinha caipira normalmente prefere dormir empoleirada, portanto não se esqueça deste detalhe.

Alimentação ideal para uma criação de Galinha Caipira

As galinhas caipiras podem ser alimentadas com rações industrializadas. Tais rações irão suprir boa parte das necessidades nutricionais das aves de forma a garantir a sua saúde. Por outro lado, há quem defenda que elas devem ser alimentadas apenas com milho. Isso manteria ao máximo a naturalidade de sua criação. O uso do milho ajudaria a galinha a ficar com a pele amarelada, características muito comum em uma galinha caipira de qualidade. A principio o milho não tem influência sobre a maturação, ganho de peso e até mesmo no sabor final da carne da galinha.

Seja qual for a escolha, o criador deve sempre ficar atento às necessidades nutricionais de suas galinhas. Procure fornecer sempre a melhor alimentação para elas. Se for o caso complemente a dieta das aves, de forma a mantê-las sadias e produtivas. Você pode deixar os comedouros com uma boa ração para galinha caipira ou então jogar o milho para elas por duas vezes ao dia.

Loading...

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x