Guia Completo Sobre a Galinha Embrapa 051

A Galinha Embrapa 051 é híbrida, ou seja, resulta do cruzamento de duas raças diferentes. Você deverá adquirir os pintinhos de criadores autorizados pela Embrapa. São chamadas de poedeiras coloniais, sendo de médio porte com boa postura de ovos de casca marrom. Com cerca de 21 semanas começam a botar, ficando produtivas até 80 semanas de vida.

galinha embrapa 051

Características da galinha Embrapa 051

Elas possuem penas na cor marrom, bem fortes e intensas. Uma das principais características da raça é sua viabilidade econômica, longevidade e rusticidade. Podem botar cerca de 300 ovos durante sua fase produtiva, consumindo aproximadamente 110 gramas de ração por dia. Com 80 semanas sua produção de ovos diminui, porém terão cerca de 3 quilos, tornando-as uma ótima opção para o consumo da carne.

Cuidados com pintinhos de galinha Embrapa 051

Ao adquirir os pintinhos você deverá deixá-los em um local com água em abundância. Logicamente esta água deverá ser limpa, fresca e isenta de micro-organismos, caso contrário sua criação estará em perigo. Deixe ração de crescimento a vontade até a 6ª semana de vida. Com 8 dias de vida você poderá fazer a debicagem das futuras poedeiras. Isso nada mais é do que aparar a ponta do bico dos pintinhos. Isso irá melhorar seu desempenho produtivo, reduzirá o canibalismo, a quebra de ovos e também irá melhorar a conversão alimentar.

Como criar a galinha Embrapa 051

A cada 2 semanas você deverá pesar algumas aves, buscando monitorar o peso. Caso tenha uma grande diferença de peso entre os animais, procure determinar a causa, que poderá ser várias, como problemas sanitários com parasitas, superpopulação, calor, frio, desnutrição ou debicagem mal feita. Neste caso deverá separar as galinhas menores e alimentá-las separadas, para que possam ter acesso mais fácil ao alimento.

Cuidados com a galinha Embrapa 051

Outro ponto importante é o controle de doenças. Isso deverá ser feito adotando medidas de bio segurança, tais como higienização das instalações, controle de vetores de doenças e destino das carcaças de aves doentes. Você deve esperar pelo menos 21 dias para colocar um novo lote de Galinha Poedeira Embrapa 051 no seu aviário, após retirar todas as aves, fazendo limpeza e desinfecção das instalações e dos equipamentos.

Normalmente os pintinhos são vendidos vacinados contra diversas doenças, como a doença de Marek, porém você deve conferir no local que for efetuar a compra. Doenças como gumboro, bronquite infecciosa e newcastle podem ser evitadas através da vacinação aos 10, 35 e 55 dias de idade. A bouba aviária também é uma preocupação aos 21 dias de idade. A vacina contra a síndrome da queda de postura (EDS) e encefalomielite aviária deve ser aplicada no período que antecede o início de produção. O controle de parasitas deve ser feito monitorando os pássaros.

Ração da Galinha Embrapa 051

Com cerca de 28 dias de vida os pintinhos podem ter acesso ao piquete de pastagem e também a alimentação alternativa, por 2 vezes ao dia, usando grãos, capim, hortaliças, frutas, tubérculos, que devem totalizar no máximo de 20% do total de alimento que a ave consome no dia. Os outros 80% devem ser, obrigatoriamente, ração balanceada específica para a fase de criação.

Fornecer ração de crescimento de boa qualidade da 7ª até a 20ª semana de idade. Se você tiver condições, poderá fabricar uma boa ração inicial na sua propriedade rural, misturando-se 5% do núcleo de postura para a fase inicial com 65% de milho moído, mais 30% de farelo de soja com 45% proteína.

Para a fase de crescimento poderá usar uma mistura de 5% do núcleo de postura para a fase crescimento com 60% de milho moído, mais 20% de farelo de soja com 45% proteína e mais 15% de farelo de trigo, mas em ambos os casos, observar as quantidades e instruções de mistura do fabricante do núcleo. Aproveite para ver outras raças de galinhas.

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x