Guia Completo Sobre a Galinha Embrapa 041

A Galinha Embrapa 041 também é conhecida como frango caipira ou frango colonial. Ela foi desenvolvida no Brasil. Foram realizados cruzamentos entre raças pesadas, indicadas para a produção de carne, e semi-pesadas que são utilizadas para a postura. As matrizes utilizadas foram fêmeas de Plymouth Rock de cor branca e machos de Rhode Island Red. Essas duas raças já são conhecidas dos Brasileiros a vários anos. A Embrapa 041 tornou-se rapidamente em uma ave de grande importância para diversos sitiantes do Brasil. Principalmente pequenos produtores, que estão em busca de novas fontes de renda, e acabaram entrando na área de produção de aves de corte.

Galinha Embrapa 041

Características da galinha embrapa 041

Eles são aves bem rústicas e resistentes. Foram desenvolvidas com a intenção de terem poucos casos de doenças. Esta variedade apresenta as penas num tom avermelhando. É característica da raça que as fêmeas tenham uma coloração mais clara do que a dos machos. Outra característica é que eles possuem um crescimento mais lento do que os frangos de corte tradicionais. São necessários cerca de 84 dias para atingir aproximadamente 2,5 quilos,. Este peso é considerado ideal para o abate. Como forma de comparação, o frango de granja comum, atinge esse peso com cerca de 45 dias.

Vantagens de criar a galinha embrapa 041

Um detalhe muito apreciado pelo Brasileiro faz com que esse tempo maior de criação não seja tão levado em conta. A genética do frango, bem como a forma de criação recomendada, fazem com que a sua pele fique mais amarelada. A carne fica menos gordurosa e com uma textura mais consistente. O sabor da carne também fica diferenciado, aproximando-se de aves silvestre.

Essas características fazem com que o produtor possa cobrar mais caro pelo frango. Desta forma ele tem um melhor retorno financeiro, compensando o maior tempo de criação. Recomenda-se que as aves recebam uma ração de boa qualidade, bem como tenha acesso a piquetes para “pastar” e comer outros alimentos, como grãos, frutas, verduras e tubérculos.

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x