Criação de Frangos Orgânicos

A criação orgânica de frangos está em franca expansão. A cada dia cresce o número de pessoas que estão em busca de uma alimentação mais saudável e livre de quaisquer produtos químicos. Mas não pense que para iniciar a sua criação basta criar os frangos de qualquer maneira. É necessário um estudo técnico e adaptação do local para atender a legislação Brasileira para produtos orgânicos.

Criação de Frangos Orgânicos

Instalações para criar frangos orgânicos

As áreas cobertas terão 10 aves por metro quadrado, e nos piquetes de pastagem 1 frango a cada 2,5 metros quadrados. Será necessário criar uma baia, que servirá como enfermaria para as aves doentes. Mas nem pense em usar medicamentos convencionais. A legislação dos orgânicos só permite que as aves recebam as vacinas obrigatórias, como por exemplo contra a doença de newcastle e a doença de marek.

Todo o cuidado com a saúde das aves deverá ser de natureza preventiva, onde plantas medicinais costumam ser usadas para isso. Caso alguma ave adoeça ou fique estranha, como falamos acima, ela ficará isolada das demais, recebendo alimentação controlada, de forma a se recuperar rapidamente.

Dificuldades para criar frangos orgânicos

Uma das maiores dificuldades da criação será a alimentação orgânica. Muitos criadores costuma produzir o seu próprio alimento. Eles plantam, principalmente, milho e soja em sua propriedade, misturando os produtos com sete ervas fitoterápicas: Confrei, Mastruz, Calêndula, Espinheira Santa, Penicilina Vegetal, Artemísia e Alecrim, além de alho no milho triturado. Você poderá adicionar 100 gramas desta mistura de ervas em 100 quilos da ração preparada com as sementes. Também será necessário acrescentar um ingrediente que é o núcleo vitamínico mineral orgânico. Lembre-se que a plantação de milho e soja também deverá ser orgânica.

Piquetes de pastagens para frangos orgânicos

Nos piquetes de pastagem recomenda-se o uso de capim tifton. Algumas árvores podem ser plantadas, garantindo assim sombra e alimentação complementar. Amora e o urucum, por exemplo, ajudará a deixar a carne do frango com uma pigmentação mais escura. Caso não tenha espaço para fazer os piquetes, você poderá fornecer, dentro do próprio galpão ou na área de pastagem, uma alimentação vegetativa suplementar à base de capim picado e hortaliças. Novamente vale lembrar que tais produtos também devem ser orgânicos.

Outro ponto muito importante, e que deve ser novamente ressaltado sobre a alimentação das aves, é que ela deverá estar completamente livre de diversos produtos. Antibióticos, quimioterápicos, promotores de crescimento artificiais, agentes anticoccidianos, resíduos de abatedouro (farinha de sangue, farinha de penas , farinha de carne, farinha de ossos , farinha de carne, gorduras e óleos) e aminoácidos industriais. A água também tem destaque, e como para qualquer animal, deverá ser fornecida em abundancia e com boa qualidade. É proibido que a água fique armazenada em reservatórios de amianto.

O que fazer para criar frangos orgânicos

Para você ter o selo de produto orgânico terá que desenvolver 2 planos. Um plano de manejo que vai desde a chegada dos pintinhos até o abate. Passando lógico pelo controle/tratamento das doenças, sem o uso de medicamentos convencionais. O outro plano de manejo é o vegetal, onde você deverá comprovar que toda a alimentação utilizada é orgânica.

Estes planos então deverão ser enviados para uma das empresas certificadoras existentes no Brasil. Após ser aprovado, você passará por auditorias anuais, nos dois planos que foram feitos, para poder continuar usando o selo de orgânico, e logicamente que se algo de anormal for detectado, você terá problemas. Caso não tenha lido, veja nossa matéria sobre produção de ovos orgânicos.

Loading...

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x