Como Tornar um Sítio Lucrativo

Um dos principais objetivos de qualquer propriedade rural é conseguir ter uma boa produtividade e lucratividade, dentro do menor tempo possível. Algumas pessoas acreditam que para ganhar dinheiro no meio rural é preciso ter uma grande propriedade. Isso não é verdade! Não adianta ter muitas terras se você não tem um excelente planejamento estratégico da atividade que deseja desenvolver.

Como Tornar um Sítio Lucrativo

Se você tiver as melhores estratégias e conhecimentos com certeza irá melhorar muito as atividades desenvolvidas. Uma vez que ter os conhecimentos certos e conseguir perceber as oportunidades em sua região é a chave para seu sítio cresça e seja produtivo. Outro ponto importante é que nem sempre é necessário ter grandes gastos para se ter um sítio lucrativo. Existe uma grande variedade de ramos que você poderá seguir, como avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, piscicultura, equinocultura, animais silvestres, pequenos animais, fruticultura, vegetais e turismo rural.

O que atrapalha ter um sítio lucrativo?

Vários fatores acabam atrapalhando a lucratividade no meio rural. Crises econômicas, avanços tecnológicos, globalização e a alta carga de impostos e juros são alguns. Isso acaba sufocando, especialmente o pequeno produtor rural, fazendo com que muitos desistam de sua propriedade e acabem mudando para a zona urbana.

Neste cenário é muito importante que você entenda que é preciso fazer mudanças e ter criatividade. Assim conseguirá superar estes obstáculos e conseguirá ter sucesso. A agricultura familiar ou em pequenas propriedades, que contam com alguns funcionários, deve focar em processos que agregam valor ao seu produtos. Desta forma a tal sonhada rentabilidade será um objetivo real. Veja abaixo quais são estes processos:

Manejo integrado

Se dá quando você consegue diminuir os custos de produção, reaproveitando o que sobra de uma cultura para utilizar em outra. Por exemplo, o esterco de porco é bem rico em nutrientes, e você poderá reaproveitar ele na forma liquida para adubar uma capineira. Se ele estiver mais sólido poderá jogar para as galinhas caipiras ciscarem.

Outro elemento muito utilizado é o esterco bovino, que pode ser curtido e virar um excelente adubo. Você poderá utilizar em sua propriedade ou então vender. Folhas de verduras que não estão boas para a venda podem ser usadas para alimentar os animais. Existem inúmeras formas de se economizar ou ganhar dinheiro, aproveitando os “dejetos” de sua propriedade rural.

Verticalização

Aqui você deverá agregar valor ao seu produto. Deverá plantar, criar, colher, transformar, embalar e vender o seu próprio produto, dominado assim a cadeia produtiva. Um exemplo bem simples, ao invés de vender o leite, você pode beneficiar, fazendo queijos e outros derivados. Assim você terá um lucro maior em cada litro de leite.

Canal de vendas sem intermediários

Ponto muito importante já que você irá eliminar um ou mais atravessadores. Desta forma você poderá diminuir o valor do produto e vender mais, ou então manter o valor e ter um lucro maior. Ambas possibilidades são boas alternativas e irão aumentar os seus rendimentos. Você poderá vender seus produtos em feiras ou até mesmo entregar na casa dos clientes. Ao fazer isso passa a ganhar empatia com a clientela, criando laços de fidelidade.

Turismo rural

O turismo rural é uma atividade realizada verdadeiramente no campo. Ela deve ser economicamente viável e ter em mente princípios ecológicos. Ele irá propiciar um contato mais direto entre os clientes com a natureza, agricultura e com a vida no campo em geral. Além de acomodações e alimentação típica da zona rural você deverá ter outras atividades. Andar a cavalo, pescar, fazer as tarefas rurais, como tirar leite, caminhadas e passeios ecológicos são alguns exemplos… Enfim, são várias possibilidades a serem exploradas.

Devo seguir apenas 1 processo?

Seguir os 3 primeiros pontos é um passo importante. Eles juntamente com a sempre presente preocupação em baixar os custos, com certeza irá lhe trazer uma boa rentabilidade. Você não precisará focar em apenas um ponto, e na verdade, quanto mais opções utilizar, melhor, já que estará maximizando o potencial de lucros. Neste ponto o turismo rural entra como um complemento aos outros 3, sendo que ele a cada dia mais cresce e ganha destaque, tornando-se uma das atividades mais rentáveis para pequenos produtores.

Por fim, sempre estude e busque conhecimentos. Você deve ter certeza do que será implementado e qual a aceitação em sua região, já que não adianta nada tomar decisões impulsivas e sem o conhecimento necessário, afinal isto irá gerar apenas gastos que podem não dar retorno algum, por isso indicamos que você dê uma olhada neste link aqui.

Loading...

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x