Como Fazer um Galinheiro Para Galinha Caipira

Uma das melhores opções para quem está iniciando uma pequena criação de galinhas caipiras em sua propriedade é poder realizar a construção de instalações simples e funcionais. Você pode utilizar recursos naturais que estão disponíveis em sua propriedade, como por exemplo madeiras, estacas, palha de babaçu… entre outros. O principal objetivo de um galinheiro é oferecer um ambiente que seja seguro e higiênico. Ele não deve deixar predadores entrarem e ainda garantir condições seguras de temperatura e umidade, livrando as aves de variações extremas. Por fim deverá ser fonte de alimento e a água para as galinhas.

Como Fazer um Galinheiro Para Galinha Caipira

Como fazer um galinheiro

Vamos te mostrar como fazer um galinheiro para galinha caipira que comportará cerca de 170 galinhas em fase de terminação. Este modelo terá uma área útil com cerca de 32m². Contará com divisões internas para cada fase da vida das aves, como reprodução (postura e incubação), cria, recria e terminação.

Cada área deverá ter boa ventilação, luminosidade, local para drenagem da água para quando for feita a limpeza e facilidade para ser acessada. Coloque no piso uma camada de palha, a chamada cama de frango, com cerca de 5cm a 8cm de altura. Pode-se utilizar materiais como maravalha ou serragem, palha, sabugo de milho triturado ou casca de cereais, como o arroz. Troque a cama de frango e desinfete periodicamente o aviário, usando-se cal virgem.

Tirando a parte de incubação e cria, as demais poderão ter um piquete de pastejo. Neste local as galinhas terão acesso a uma área de pastagem verde, onde poderão ciscar a vontade. Esta área poderá ter árvores frutíferas, como goiabeiras e mangueiras, que servirão de alimento extra para as aves. O tamanho deste piquete irá variar conforme a sua área disponível e é importante que ele seja cercado, diminuindo a chance de ataque de animais.

Como Fazer um Galinheiro - Planta Baixa

A planta baixa apresentada acima irá te dar uma boa ideia de como fazer um galinheiro que seja funcional. Você pode usá-lo como base para fazer um maior ou menor. Adapte-o para as suas necessidades, otimizando assim seu espaço para ter mais rentabilidade na sua criação de galinha caipira.

Loading...

Deixe sua opinião

Comentários

Você gosta de criar galinhas?
Então coloque agora o seu melhor email para receber os segredos da criação de galinhas!
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre como criar galinhas!

x