Criação de Galinha Poedeira – Conheça os Segredos do Sucesso

A primeira vista, a criação de galinha poedeira pode parecer um grande desafio, porém, com os conhecimentos certos e uma dose de paciência, pode tornar-se uma tarefa simples, proveitosa e rentável, tanto para o produtor profissional, quanto para aqueles que desejam fazer uma criação de galinhas no quintal. Para ter sucesso na criação de galinha poedeira é necessário que haja planejamento e preparação prévia. Por exemplo, você deverá oferecer às galinhas um espaço de proteção e conforto, o conhecido galinheiro, que além de protegê-las das condições climáticas, também as manterão seguras de potenciais predadores e será um bom local para para a construção dos ninhos de galinha. Mas o ideal é que elas tenham outro ambiente além do galinheiro, um pequeno espaço aberto, com chão de terra, em que possam ciscar, um elemento chave para que elas fiquem felizes e saudáveis.

Criação de Galinha Poedeira Conheça os Segredos do Sucesso Criação de Galinha Poedeira   Conheça os Segredos do Sucesso

ESCOLHA DE MATRIZES PARA CRIAÇÃO DE GALINHA POEDEIRA

O primeiro passo para a criação de galinhas poedeiras é a escolha das matrizes. É preciso selecionar galinhas de qualidade, de uma boa procedência, que sejam jovens e logicamente, que seja uma raça especializada na produção de ovos. Alguns criadores podem escolher criar suas galinhas desde a idade de pintinhos, o que pode render um trabalho extra, uma vez que animais tão jovens requerem um cuidado especial, todavia, esse trabalho rende frutos proveitosos, uma vez que você terá certeza da procedência dos animais, idade e condições de saúde.

O LOCAL IDEAL PARA CRIAÇÃO DE GALINHA POEDEIRA

O galinheiro é uma estrutura essencial na criação de galinha poedeira, ter um galinheiro adequado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nessa atividade. Para começar, o galinheiro deve oferecer proteção contra predadores, sendo que cercas, telas e aramados são essenciais para proteger as galinhas, tanto nas áreas rurais, em que cobras, aves de rapina e outros animais silvestres são um risco sempre presente, quanto em áreas mais urbanizadas, quando cães e gatos podem sentir-se tentados pelas galinhas.

Criação de Galinha Poedeira Criação de Galinha Poedeira   Conheça os Segredos do Sucesso

O galinheiro também deve ser posicionado em um local que não receba a luz solar direta, de modo a manter as galinhas numa temperatura adequada, mas que deixe uma área ensolarada, e que ofereça fácil acesso à área aberta que será mantido para o ciscar dos animais. Existem vários materiais que podem ser usados para fazer ninhos de galinha, como cestos e pneus velhos, e um cuidado importante é sempre deixar mais ninhos do que galinhas, desta forma evita-se brigas entre os animais.

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA CRIAÇÃO DE GALINHA POEDEIRA

As galinhas poedeiras apresentam necessidades nutricionais bastante únicas, pelo fato dos ovos exigirem certos nutrientes de seus corpos com mais intensidade, como o cálcio usado na formação da casca. As aves precisam de uma boa alimentação para galinha poedeira, preferencialmente baseada em rações industriais, especialmente as próprias para postura, e se for o caso, como galinhas comendo os ovos ou botando ovos com a casca mole, deverá ser complementada com outras fontes de nutrientes.

Recomenda-se que os criadores de galinhas poedeiras ofereçam suplementos minerais, especialmente de cálcio, aos seus animais, evitando assim problemas descritos acima, além disso, a suplementação poderá auxiliar as galinhas na produção de ovos. Uma forma simples e barata de fornecer cálcio para as galinhas é triturando as cascas de ovos das galinhas e misturando a ração.

share small Criação de Galinha Poedeira   Conheça os Segredos do Sucesso